Apresentação

Pioneiro no Estado do Espírito Santo em estudos das relações de gênero e estudos feministas, o Laboratório de Estudos de Gênero, Poder e Violência (LEG/PPGHIS/UFES), pretende dar sequência aos encontros bianuais que, desde 2014, organiza na UFES. Reunindo pesquisadores e professores de História de várias universidades do pais, pretendia-se com o I Encontro Nacional de Estudos de Gênero (ENGÊNERO I), criar um novo espaço de troca de experiências e diálogo entre investigadores acadêmicos que, sob a perspectiva de gênero, possibilitasse uma formação mais qualificada na área e produzir conhecimentos que pudessem resultar em material bibliográfico a ser publicado em livros e periódicos sobre o tema.

No ano de 2016, fizemos o ENGÊNERO II, evento que ganhou feições interdisciplinar e internacionalizou os debates quando, com o Núcleo de Pesquisa em Sexualidade e Educação (NEPS) e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Sexualidades (GEPSs), ambos da UFES, confrontou todas as formas de fascismo, fundamentalismo, sexismo e exclusão que nos rondam e mostram de forma cotidiana as barbáries do presente. Pesquisadores conhecidos internacionalmente, como o Especialista em Psicologia Social e das Organizações João Manuel Calhau de Oliveira (Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE) e Deputada Nacional da Argentina Fernanda Gil Lozano (Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires estiveram presentes.

Neste ano de 2018, LEG/PPGHIS/UFES está organizando o ENCONTRO INTERNACIONAL ENGÊNERO III: SABER, VIOLÊNCIA E AÇÃO: A UNIVERSIDADE REFORÇANDO OU DESCONSTRUINDO (PRE)CONCEITOS? que congrega uma equipe multi e transdisciplinar, que envolve as áreas das ciências humanas, da saude, das sociais aplicadas e das letras e artes, as quais assistem uma expansão de produção de saberes e pesquisas sobre relações e identidades de gênero, violências, populações negras, indígenas e migrações.

Na academia, profissionais de diferentes áreas pesquisam, desenvolvem trabalhos e ações com os mesmos objetivos, mas de forma separada, muitas vezes com olhares diferentes que, em sintonia com outros saberes, poderiam complementar práticas que florescem simultaneamente em espaços acadêmicos por vezes desconhecidos entre si. Diante da multiplicidade de sujeitos que adentram à universidade a cada ano, e a transdisciplinaridade de temas e métodos de pesquisa que correspondem ações afirmativas de enfretamento à violência, questiona-se às universidades brasileiras e internacionais, a partir de seus programas de pós-graduação, currículos de graduação e serviços à comunidade, se estão preparadas para enfrentar desafios que surgem a partir de práticas de violência de gênero ou se os saberes e práticas cotidianas universitárias reforçam os pré-conceitos de gênero, de classe e de etnia?

Para responder este questionamento, o Laboratório de Estudos de Gênero, Poder e Violência (LEG/PPGHIS/UFES) em parceria com os Cursos de Pós-graduação e Graduação em Arquitetura, Ciências Sociais, Comunicação Social, Educação, Educação Física, Enfermagem, Direito, Filosofia, História, Letras, Medicina, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional, propõe e convida para o ENCONTRO INTERNACIONAL ENGÊNERO III: SABER, VIOLÊNCIA E AÇÃO: A UNIVERSIDADE REFORÇANDO OU DESCONSTRUINDO (PRÉ)CONCEITOS? cuja finalidade é conhecer, discutir e analisar os saberes e as ações que a universidade, no Brasil e no exterior, tem desenvolvido no tocante à inibição ou manutenção de (pré)conceitos em relação à violência de gênero, sexualidade, hierarquia social e racismo.

O ENGÊNERO III contará com conferências internacionais. Na abertura, teremos a conferência da professora chilena Hillary Carroll Hiner, da Escuela de Historia de la Universidad Diego Portales en Santiago, especialista no debate sobre gênero e educação no Chile. Para a conferência de encerramento contaremos a presença da professora portuguesa Isabel Ramos, Coordenadora do Plano de Igualdade de Gênero da Universidade do Minho, Portugal. As mesas redondas contarão com professoras pesquisadoras brasileiras renomadas e reconhecidos nas áreas de conhecimentos que irão abranger todo o evento. Os Simpósios Temáticos, coordenados por professoras pesquisadoras que irão explorar os temas-chave do evento, proporcionarão reflexões teóricas aprofundadas em temas que impactam nossa realidade educacional e cultural, de saude e de direitos, como forma de afirmar a vida, a educação e os direitos humanos.

Contamos com sua presença.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910