Sobre a UFES

A Instituição

 

 

A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) é uma instituição autárquica vinculada ao Ministério da Educação (MEC), com autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e que atua com base no princípio da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão, com vocação para atuar em todas as áreas do saber.

A Ufes foi fundada em 5 de maio de 1954. Possui quatro campi universitários – em Goiabeiras e Maruipe, na capital; e nos municípios de Alegre, no sul do Estado; e São Mateus, no norte capixaba – com uma área territorial total de 4,3 milhões de metros quadrados. Sua infraestrutura física global é de 292 mil metros quadrados de área construída.

A Ufes oferece 90 cursos de graduação, com um total de 4.975 vagas anuais. Na pós-graduação possui 47 cursos de mestrado e 16 de doutorado. Possui um quadro de 1.650 professores, 2.500 técnico-administrativos, 20 mil estudantes matriculados na graduação, e 2.500 na pós-graduação. Sua sede administrativa central está localizada no campus universitário de Goiabeiras, em Vitória.

Na pesquisa científica e tecnológica a Ufes possui cerca de 600 projetos em curso, e na extensão universitária desenvolve 700 projetos e programas com abrangência em todos os municípios capixabas, contemplando cerca de 1,5 milhão de pessoas.

A Ufes também presta diversos serviços ao público acadêmico e à comunidade, como teatro – o maior e mais moderno do Estado –, sala de cinema, galerias de arte, centro de ensino de idiomas, bibliotecas, planetário e observatório astronômico, auditórios, ginásio de esportes e outras instalações esportivas.

Oferece também serviços na área de saúde por meio do Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam) – principal unidade pública de saúde do Espírito Santo – com atendimento em dezenas de especialidades médicas, sendo referência em atendimentos de média e alta complexidade.

 

O CURSO DE HISTÓRIA

O curso de História foi criado pela lei estadual n.550, de 7 de dezembro de 1951, junto com a Faculdade de Filosofia e Letras. Tratava-se do plano integrado de desenvolvimento do governo Jones dos Santos Neves, em seguimento à Lei n.549 de 7 de dezembro de 1951, cognominada Lei Áurea do ensino, pois dava nova dimensão, não ao ensino superior, mas, ao ensino primário. Forjava-se integração entre os diferentes níveis de formação dos profissionais universitários. 

O processo de federalização iniciou-se em 1953, quando foi criada a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FAFI) do Estado do Espírito Santo, incorporada à UFES em 1961. Concebido originalmente como curso simultâneo de História e Geografia, foi autorizado pelo Decreto Federal 33.244 de 07 de julho de 1953 e, ao graduar a primeira turma, obteve o reconhecimento consignado no Decreto Federal 39.815, de 20 de agosto de 1956, momento em que  já se registrara o desmembramento do Curso de Geografia, ocorrido em 1955. Em 17 de abril de 1980 (Processo 6.912/76) criou-se o Bacharelado em História, por meio da Resolução do Conselho Universitário n.10. 

Cumpre notar que, em âmbito estadual, a UFES é a única instituição pública de ensino superior do Espírito Santo, razão pela qual as habilitações em Bacharelado e Licenciatura oferecidas pelo Departamento de História são, na área de conhecimento em questão, os únicos cursos gratuitos ofertados em todo o Estado, o que aumenta sobremaneira as suas responsabilidades para com o desenvolvimento do ensino, extensão e da pesquisa nas diversas sub-áreas. 

 

GRADUAÇÃO

A História ocupa uma posição estratégica dentro das Ciências Humanas e na formação do conhecimento em geral, como um campo onde se investigam os fatos, as experiências sociais e culturais do passado e da atualidade. Os estudos históricos, atualmente, ampliaram seus limites de indagação e investigação incluindo temas variados, tais como os movimentos sociais, a cultura popular e de massas, as questões de gênero, política e trabalho, escravidão e racismo, urbanização, religião, literatura, arte, a vida cotidiana etc., avançando por novos caminhos em busca da aventura humana ao longo do tempo.

Para conhecer e ensinar História devem-se dominar as linhas gerais dos processos históricos e as diferentes vertentes teóricas e historiográficas que permitam análises acuradas, amplas e dotadas de um profundo senso crítico. O historiador deve estar capacitado para articular as informações com a teoria, tanto na atividade de professor como na de pesquisador.

Administração da graduação cabe ao Colegiado do Curso de História(Colhis) que é o responsável pela coordenação didática do curso e da oferta de suas disciplinas. O colegiado de curso coordena o processo de ensino-aprendizagem promovendo a integração docente-discente, interdisciplinar, interdepartamental, com vistas à formação profissional adequada.

Pós-graduação

Em 2003, obteve-se aprovação por parte do Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes para o funcionamento do curso de mestrado, que iniciou as atividades do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em História da Ufes. A recomendação ocorreu por meio do Ofício 423/2002 do CTC/CAPES, homologado pelo Conselho Nacional de Educação - CNE através do Parecer 83/2003 de 9/4/2003 e reconhecido pela Portaria do Ministério da Educação - MEC, sob o nº 1.585, e publicada no Diário Oficial da União em 23/6/2003. No ano de 2010, dessa vez foi criado o curso de doutorado em História com a recomendação da CAPES através do Ofício 177-20/2010, e suas atividades iniciaram-se em agosto de 2011.
O curso de doutorado foi homologado pelo CNE através do Parecer nº 168/2011 e reconhecido pela Portaria MEC nº 1364 de 29/9/2011, seção 1, p.40-41, publicada no D.O.U. em 30/9/2011.

Histórico do conceito CAPES do programa:

 

Período de Avaliação: . . . . . Conceito:

2010-2012 . . . . . . . . . . . . . . 5 (Muito Bom)
2007-2009 . . . . . . . . . . . . . . 4 (Bom)
2004-2006 . . . . . . . . . . . . . . 3 (Regular)
2003-2003 . . . . . . . . . . . . . . 3 (Regular)

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910