Apresentação do evento
A Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06), prevê a promoção e a realização de campanhas educativas que possam levar à sociedade conhecimento sobre a proteção aos direitos humanos das mulheres e mostrar o quanto a crueldade das agressões feitas a elas podem causar danos a família e, por conseguinte, à toda sociedade.
A violência de gênero tem causa no entendimento masculino de que existe uma hierarquia na qual as mulheres são sempre inferiores aos homens e, por desconhecimento de valores à dignidade humana, as agressões às mulheres são repetidas com frequência.
Para coibir a violência de gênero, profissionais das áreas de saúde, de assistência social, de segurança pública, de educação e policiais civis e militares tem se unido em grupos de reflexão e ajuda para intervir na ressocialização dos homens agressores, condenados ou não. O intuito dos grupos é colaborar na reeducação desses homens e faze-los compreender que homens e mulheres são iguais perante a lei e na sociedade essa igualdade deve prevalecer a todo custo.
Para colaborar com a propagação de grupos de ação de prevenção à violência de gênero do Espírito Santo e conhecer experiências desenvolvidas em outros estados, o Laboratório de Estudos de Gênero, Poder e Violência a UFES, realizará, em conjunto com a Polícia Civil, o I Colóquio Homens e Violência contra as mulheres, a ser realizado no Estado do Espírito Santo.
Para tanto, convida o público acadêmico e a sociedade em geral para participar do evento que será realizado nas dependências do Campus da UFES, em Goiabeiras, no dia 01 de dezembro de 2017.