ENGÊNERO IV

Em todo mundo, as mulheres ainda sofrem violência de gênero para se inserirem e se manterem nos diversos espaços de poder. No Brasil, nos últimos anos, a violência política contra as mulheres se fez tão grande ao ponto de, em 04 de agosto de 2021, ser aprovada a Lei nº 14.192, que estabelece regras de prevenção e combate à política contra as mulheres

O Laboratório de Estudos de Gênero, Poder e Violência da UFES, com a realização do ENGÊNERO IV, nos dias 28, 29 e 30 de março de 2023, objetiva analisar e debater as dificuldades encontradas pelas mulheres e por pessoas marginalizadas e excluidas de ascenderem e de manterem nos mais diversos espaços de poder.

DEBATES CONTEMPORÂNEOS LEG-UFES: violência política de gênero

Muitas mulheres que atuam na política têm seus trabalhos desqualificados por pares que procuram impedir ou excluir a mulher do espaço de poder. Quase sempre são atitudes violentas que pretendem desacreditar a imagem feminina. Ameaça, violação da intimidade, exclusão dos debates, interrupção de fala e preterição na composição de comissões e de liderança de partidos, são algumas manifestações da violência política sofrida pelas mulheres no espaço público, já eleitas ou/ou em campanhas.

O “I Debates Contemporâneos -LEG-UFES” tem como objetivo discutir as diversas manifestações da violência política de gênero contra as mulheres e seus impactos no exercício de funções públicas.

Inscrições: Para acessar o formulário de inscrição, clique aqui.

II Colóquio Homens e a Violência Contra as Mulheres

O Laboratório de Estudos de Gênero, Poder e Violência da UFES (LEG-UFES), convida o público acadêmico e a sociedade em geral para participar do II Colóquio Homens e a Violência Contra as Mulheres que será realizado nas dependências do Campus da UFES, em Goiabeiras- Vitória -ES, no dia 06 de dezembro de 2019.

ENCONTRO INTERNACIONAL ENGÊNERO III

Do dia 06 a 08 de novembro  de 2018 o Laboratório de Estudos de Gênero, Poder e Violência, do PPGHIS (LEG-UFES) realizará o Encontro Internacional ENGÊNERO III. Saber, Violência, Ação: a universidade reforçando ou descontruíndo (pré)conceitos? Com uma programação diversa, o evento propõe a discussão sobre os debates e políticas de gênero nos currículos e na vivência acadêmica das universidades brasileiras e estrangeiras.

I Colóquio - Homens e Violência Contra as Mulheres

A Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06), prevê a promoção e a realização de campanhas educativas que possam levar à sociedade conhecimento sobre a proteção aos direitos humanos das mulheres e mostrar o quanto a crueldade das agressões feitas a elas podem causar danos a família e, por conseguinte, à toda sociedade.

Pelo direito ao corpo, ao espaço público e contra a violência sexual!

Precisamos falar sobre feminicídio: a violência contra a mulher tem nome e se chama misoginia.

Os altos índices de feminicídio no estado do Espírito Santo são críticos. Na mesma semana em que a Lei Maria da Penha completou 11 anos duas mulheres foram assassinadas.

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.